Precisamos falar sobre a bituca de cigarro


Hoje, 29 de agosto, dia mundial do combate ao fumo, vamos começar te fazendo uma pergunta: você costuma encontrar bitucas de cigarros no chão quando caminha pela rua?

Nós encontramos com muita frequência, infelizmente. E olha esse dado: 60% dos fumantes jogam as pontas de cigarros no chão por não encontrarem lixeiras adequadas com frequência.  Ora, nós sabemos bem que isso não é desculpa nem aqui nem na China! Em diversas cidades podemos caminhar quarteirões e não encontrar nenhuma lixeira e nem por isso jogamos nosso lixo na rua, né?

Considerando que,  segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão, calcula-se que cada fumante jogue fora aproximadamente 7,7 bitucas por dia, o que nos leva a um número total absurdo de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente. Caramba, é bituca que não cabe na nossa visão. 

Mas esse não é o único problema. Apenas uma ponta de cigarro possui cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas que, quando são jogadas no chão, prejudicam o solo, contamina rios e córregos e por aí vai… A decomposição de cada bituca pode demorar até 5 anos, já que 95% dos filtros de cigarros são compostos de acetato de celulose, material de difícil degradação.

E você achou que  parava por aí? As bitucas de cigarro também agravam as enchentes porque entopem as tubulações e bueiros, são as principais causadoras de incêndios entre as estações secas e muitas vão parar nos oceanos, provocando a morte de diversos animais marinhos. Além disso, o cultivo do tabaco envolve desmatamento, um dos grandes problemas que temos enfrentado na atualidade. 

Para finalizar, uma informação que você já deve saber, mas vamos refrisar: por conter uma quantidade enorme de substâncias tóxicas, o cigarro agrava doenças respiratórias, aumenta os riscos de câncer de pulmão e é o responsável pela morte de aproximadamente 5 milhões de pessoas por ano (em média 13.698 mortes por dia).

Tá, mas e qual seria a melhor solução para tudo isso? Logicamente, que as pessoas simplesmente parassem de fumar. 

Mas a gente sabe que isso não é tão fácil assim, pois a nicotina pode causar dependência física, psicológica ou emocional e comportamental. Com toda certeza, parar de fumar é um desafio e muitas vezes requer ajuda profissional.

Entendemos que você, fumante, possa não estar preparado para deixar o cigarro neste momento ou ainda esteja em processo de mudança, mas precisamos te pedir que tome pelo menos uma atitude: por favor, não jogue a sua bituca no chão! Guarde no maço de cigarros até encontrar uma lixeira ou “bituqueira”. Além de fazer a sua parte, você vai incentivar com que outras pessoas também façam o mesmo.

Você já sabe, pequenas atitudes mudam o mundo.




FONTES:

http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/aquivos/acao-caca-bitucas

https://www.ecycle.com.br/1894-bituca.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!