Os 7 R's da sustentabilidade




No post anterior, nós conversamos a respeito do conceito de sustentabilidade e comentamos rapidamente sobre a existência dos 3 R’S da sustentabilidade: reduzir, reciclar e reutilizar.

Mas você sabia que podemos ir além?

Sim, hoje vamos te mostrar que esses 3 R’s podem ser tornar 7  (isso mesmo, s-e-t-e), e queremos te ajudar a enxergar de forma mais clara e prática como podemos aplicar a sustentabilidade no nosso dia-a-dia.

Vamos tratar de cada um individualmente. Seja criativo e depois compartilhe conosco suas ideias, vamos adorar!

1) REDUZIR

A ideia aqui é reduzir o uso e o consumo de tudo que de alguma forma pode fazer mal ao meio ambiente. Mas vamos aos pouquinhos, né? Que tal começarmos reduzindo o consumo de plástico, aproveitando que julho é o mês do movimento #JulhoSemPlástico? Mais para frente iremos conversar mais sobre o plástico, mas se você nunca ouviu falar mal dele, posso te adiantar que é um dos grandes vilões da sustentabilidade. A durabilidade do plástico, que faz esse material ser tão incrível, é também o que o torna um pesadelo para a natureza, pois um simples copo descartável de plástico pode demorar mais de 400 anos para se decompor. Enfim, comece a evitar ao máximo o uso plástico, principalmente o descartável!

2) REUTILIZAR

Vamos reutilizar tudo que não precisa ser descartado, estendendo ao máximo a vida útil dos nossos produtos. Seguindo o exemplo do plástico, eu não  te falei que ele é durável? Então vamos explorar essa qualidade! Você, com toda certeza, deve ter alguns potes espalhados e perdidos na sua casa (nós também temos). Dê alguma nova utilização para eles. Mais ideias? Lave bem os vidros que serviram de embalagem para algum produto que você comprou e reutilize eles para armazenamento de alimentos, por exemplo. Se você for criativo, consegue utilizá-los até na decoração da sua casa. Se fizer isso, quero uma foto, por favor! 

3) RECICLAR

A reciclagem diz respeito ao reaproveitamento de matérias primas que seriam descartadas, mas acabam sendo transformadas em novos produtos. Você com certeza já ouviu falar em plástico ou papel reciclado, certo? Por isso a importância da separação do seu lixo corretamente, para que os seus “resíduos” recicláveis possam continuar servindo de outra forma. Mas você também pode reciclar na sua casa. Sabe aquela roupa antiga ou aquele sapato que você tem um certo tipo de apego, do tipo que não quer doar, mas também não usa mais? Recicle! Dê uma nova cara ou uma nova finalidade para eles. Faça uma limpa no seu guarda roupa, doe o que não for mais usar e recicle o que não quer desapegar. Depois, sinta-se mais leve!

4) REPENSAR

Rever seus conceitos e a forma como você pode dar significado a sua passagem pela Terra com certeza é a melhor forma para começar a sua transformação. Será que você precisa mesmo de mais uma blusinha? De mais um sapato? De mais um eletrônico? Durante a pandemia nós aqui em casa conseguimos perceber que estamos utilizando apenas menos da metade do que temos no guarda roupa. E você?

5) RECUSAR 

Lembra quando falamos sobre reduzir? Então, só reduza quando você não puder recusar. Se não faz bem ao meio ambiente e você não precisa, por que aceitar? Isso se aplica à sacolinha plástica do supermercado, ao canudo e copo descartáveis, guardanapos de papel, e por aí vamos.

6) REPARAR 

A cultura atual de consumo, além de nos fazer sempre desejar os novos produtos e atualizações, nos traz essa sensação de que algo que estragou ou foi danificado de alguma forma deve ser jogado fora. Precisamos mudar isso! Você descarta as pessoas só porque ficam velhas ou doentes? Bom, se a resposta for sim, tá na hora de repensar a forma como você utiliza as coisas e trata as pessoas também, tá bom?

7) REINTEGRAR

Nem tudo pode ser reciclado, então para participarmos efetivamente da economia circular, devemos devolver à terra o que vem dela. As cascas da cenoura, da banana e da batata, por exemplo, podem ser reintegradas à natureza. Você pode fazer isso na sua casa mesmo, utilizando o processo de compostagem. Todo esse resíduo vira adubo, material altamente nutritivo para ser utilizado no seu jardim. Isso não é lindo?

Viu como é fácil e a gente que complica?

Pequenas atitudes mudam o mundo. Vamos fazer a nossa parte!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!