Natural, orgânico ou vegano?


Temos que concordar que o consumidor de hoje em dia é bem diferente de alguns anos atrás, né? Cada vez mais as pessoas têm se interessado em saber a origem e a composição dos produtos e alimentos. Nada mais justo, na verdade. O consumidor quer (e tem o direito de) saber se a fabricante ou mesmo a revendedora de determinada mercadoria efetivamente  compromete-se com o meio ambiente, se o produto contém alguma substância tóxica e até mesmo se houve realização de testes em animais em alguma das etapas de criação.

Evidente que o mercado está atento à essa mudança na postura dos consumidores e por isso muitas empresas estão se adaptando e disputando seu lugar ao sol, lançando linhas de produtos naturais, orgânicos e veganos. 

Mas afinal de contas, qual a diferença entre eles? Não sabe? Então senta aí que nós vamos te esclarecer essa dúvida de uma vez por todas.

Começando pelo produto natural, que para ter essa classificação precisa conter na sua fórmula no mínimo 95% de componentes naturais, que são ingredientes extraídos de fontes naturais, como, por exemplo, a argila e o óleo essencial de lavanda, ambos retirados diretamente da natureza.

Além disso, esse produto não poderá conter substâncias proibidas, como derivados do petróleo, silicone e amônia. Também é vedada a utilização de corantes, conservantes e fragrâncias.

Mas atenção: um produto natural não é necessariamente orgânico nem vegano. Um produto fabricado com mel ou cera de abelha, por exemplo, não pode ser considerado vegano. Já a utilização de fertilizantes químicos ou agrotóxicos na composição das matérias primas selecionadas na cadeia de produção daquele produto faz com que ele não possa ser enquadrado como orgânico. 

Prosseguindo, vamos falar agora do produto vegano. Para obter essa classificação o produto precisa cumprir duas características. Primeiro, não pode conter nenhum ingrediente de origem animal. Segundo, não podem ser realizados testes em animais em sua criação ou mesmo na cadeia de produção, o que também o classifica como um produto “cruelty-free”, que significa “livre de crueldade”.

E olha só isso: um produto pode ser vegano e conter ingredientes sintéticos, tá? Muita gente acaba equivocadamente associando a expressão “vegano” a algo obrigatoriamente vegetal, o que não é verdade. Por exemplo, têm muitos cosméticos e produtos de e higiene veganos mas que levam materiais sintéticos em sua composição. A classificação como produto vegano significa apenas que ele não possui ingredientes de origem animal e não houve testes em animais.

Por fim, chegamos ao produto orgânico, que é aquele que contém pelo menos 95% de matéria-prima orgânica na sua composição. O restante deve ser composto por água e outras matérias-primas naturais.

Esse produto deve ser produzido livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos (o que contribui para o meio ambiente, né?). São produtos sustentáveis, ecologicamente corretos e desenvolvido com ingredientes naturais.

E agora você deve estar se perguntando: qual a melhor opção?

Não há resposta certa para isso. Cabe à você decidir o que está procurando, já que as três categorias de produtos já existem no mercado. 

O mais importante é que ao consumir você se preocupe principalmente com a sua saúde e com o meio ambiente, procurando sempre informações sobre os componentes de determinado produto e sobre o comprometimento do fabricante com o meio ambiente. Fazendo isso, temos certeza que o resultado dificilmente vai fugir de uma dessas três categorias.

Cuide-se e até a próxima!


FONTES:

https://www.faceitvegan.com/blogs/maquiagem-vegana/entenda-a-diferenca-entre-cosmetico-vegano-natural-e-organico

https://namu.com.br/portal/estetica/toxicidade/diferenca-entre-cosmeticos-veganos-e-organicos/#:~:text=Principais%20diferen%C3%A7as,mat%C3%A9rias%2Dprimas%20100%25%20naturais.&text=Os%20cosm%C3%A9ticos%20veganos%20s%C3%A3o%20aqueles,animal%2C%20assim%20como%20os%20org%C3%A2nicos.

https://tropicabotanica.com.br/qual-a-diferenca-entre-um-cosmetico-vegano-natural-e-organico/



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!