A verdade sobre os produtos de limpeza

 

O tema de hoje é pouco falado e discutido, mas é muito importante. Infelizmente, muitos dos produtos de limpeza que usamos na nossa casa possuem substâncias tóxicas que podem afetar diretamente os ecossistemas, alterar a oxigenação da água e também poluir rios, lagos, mares e, claro, chegar ao nosso organismo… 

Estamos tão habituados e sistematizados com certos costumes que realmente é muito raro pararmos para ter esse tipo de reflexão ou mesmo ver temas como esses sendo abordados pela mídia.

Mas o importante é que nunca é tarde para aprendermos e mudarmos para melhor.

Os produtos de limpeza que costumamos utilizar na nossa casa como sabonete, detergente, sabão em pó, amaciante, pasta de dente, shampoo, desinfetante, dentre outros, costumam ser produzidos com derivados do petróleo e cloro, que são substâncias que podem ser muito nocivas ao meio ambiente, principalmente se descartadas de maneira incorreta.

O petróleo é utilizado para conservação desses produtos, sendo um exemplo de aditivo sintético utilizado o conservante, que garante a durabilidade e possui um baixo custo para as fabricantes. Esses aditivos poderiam ser naturais, mas a maioria das empresas de produtos de limpeza acabam optando pelos sintéticos diante da facilidade de manuseio e preço mais atrativo. 

Já o cloro é utilizado pelo seu alto poder desinfetante. Ele possui estabilizadores, mercúrio e outros metais pesados, que são substâncias muito prejudiciais que contaminam as águas e acabam chegando nos oceanos. Além disso, algumas substâncias derivadas do cloro são cancerígenas e podem prejudicar a fauna e intoxicar os seres humanos pela ingestão de frutos do mar.

Para sermos bem sinceros, a grande maioria dos produtos de limpeza possui uma fórmula muito parecida e poderiam, facilmente, ser utilizados em várias áreas da nossa casa. Mas com intuito de vender mais, as grandes marcas querem sempre nos passar essa ideia de que precisamos de um produto para cada função. O conhecimento pode ser libertador, né?

O que acontece depois que utilizamos esses produtos você já deve imaginar. Ele vai embora pelo ralo e todas essas substâncias tóxicas vão parar em rios e mares, que é o que acontece se o esgoto da sua região não é tratado. Consequentemente, são afetadas as plantas e animais que vivem nestes locais. No Brasil, ainda existem muitas áreas que não possuem tratamento de esgoto, então acho que você consegue imaginar o estrago…

Para tentar reverter tudo isso e contribuir para um planeta melhor, você pode reduzir a utilização desses produtos de limpeza sintéticos ou, melhor ainda, substituí-los por diversas soluções ecológicas, sustentáveis e naturais. Com uma simples pesquisa nos sites de busca você já conseguirá encontrar diversas marcas de produtos de limpeza menos agressivos, fabricados sem cloro ou solventes e que muitas vezes são “petfriendlys”, para que você use sem medo de prejudicar seu filho de quatro patas. 

Não esqueça que pequenas atitudes mudam o mundo. Faça a sua parte! 


FONTES

https://www.fragmaq.com.br/blog/impacto-produtos-limpeza-natureza/#:~:text=De%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20muito%20frequente%20no,poluir%20rios%2C%20lagos%20e%20mares.

http://reciclagemsemescandalo.com.br/2018/05/produtos-de-limpeza-meio-ambiente/

https://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/prod_limpeza.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!