Afinal, o que é sustentabilidade?

        
   


Bom, primeiro precisamos entender que nós, seres humanos, assim como as demais espécies de animais, buscamos a preservação da nossa espécie, por meio da sobrevivência e da reprodução, que são instintos naturais.

Para isso, precisamos suprir nossas necessidades básicas todos os dias e isso, logicamente, envolve a utilização dos recursos disponibilizados pela natureza, como água, alimento, etc.

O grande problema é que esses recursos naturais não são ilimitados e, embora muitos deles possam até ser renovados, o aumento populacional e o consumo em massa demandam do meio ambiente uma matéria prima que a natureza, sozinha, não conseguirá recompor.

O resultado vocês já devem ter percebido: esses recursos acabarão um dia.

E se por algum momento você achou que esse não é um problema seu, lamentamos informar que essa responsabilidade é sua, sim! E não é difícil entender o porquê. Pense da seguinte forma: por acaso você depreda os móveis da sua casa aos poucos todos os dias até que não sobre nada dentro dela? Não? Por quê? Porque você sabe que amanhã você precisará deles? Ou porque seus filhos poderão precisar?

Percebem como a responsabilidade é nossa, sim? O planeta terra também é a nossa casa e não faz sentido algum que estejamos destruindo-o aos poucos, todos os dias. Enquanto todas as outras espécies de animais passam a vida trabalhando em prol do ambiente em que vivem, o homem parece que está na Terra de passagem.

A solução, que pode ter passado pela sua cabeça enquanto lia os parágrafos anteriores, é o que chamamos de sustentabilidade: suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras.

Evidente que esse modelo de desenvolvimento sustentável envolve não só aspectos ambientais, como também econômicos, sociais e culturais. A sociedade precisa mudar a forma como consome e como produz, colocando a preservação da vida na terra sempre à frente do lucro e das satisfações pessoais.

Os três pilares básicos da sustentabilidade que devem caminhar juntos são: meio ambiente, impacto social e economia. O meio ambiente diz respeito a sua preservação. O impacto social engloba o bem estar social. A economia, por fim, nada mais é do que o ganho econômico, que não poderá colocar em risco o meio ambiente e o impacto social.

Além disso, a sustentabilidade está ligada ao princípio dos “3 R”, que são: redução do desperdício, reutilização do que for possível e reciclagem, todos com esse objetivo de minimizar o impacto ambiental.

Ser sustentável pode englobar todos os setores da sua vida: o que você come, veste, usa, faz, descarta... Hábitos simples como a separação do lixo e a economia de água, se fossem observados por todos, já causariam um impacto tremendo.

Se você ainda não se sente preparado para essa mudança, tire um momento todos os dias para se conectar com a natureza e consigo mesmo. Reveja seus conceitos e seus hábitos e extraia o melhor disso tudo. E quando atingir esse estado de consciência, vem a parte mais importante: compartilhe!

Só teremos um planeta sustentável quando a semente da consciência de sustentabilidade for plantada no terreno familiar e regada na escola, para somente então, a sociedade colher frutos duráveis... Se esse agir não partir da base – a família – jamais teremos humanos sensíveis aos problemas ambientais, muito menos, soluções coletivas para um problema que ameaça a existência da própria humanidade.” (Nildo Lage).

Faça escolhas conscientes, sempre! 🌱💚


Comentários

  1. Agora aprendi mais um pouquinho sobre esse assunto que é tão pautado nos discursos sobre meio ambiente, mas me parece que ainda nos falta intimidade com ele nas questões práticas do dia-a-dia. Tenho certeza de que vc poderá nos ajudar nessa missão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EBA! Vai ser uma alegria ajudar! Precisamos nos comunicar sempre pois essa é a melhor forma de aprender e evoluir :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!