Saúde e Sustentabilidade



Hoje, dia 5 de agosto, é considerado o dia nacional da saúde. E a pandemia que estamos vivendo nos fez enxergar como nunca que sem saúde não somos nada. Ainda bem que a natureza é tão perfeita, mas tão perfeita, que o nosso corpo funciona como uma máquina e quando algo não vai bem ele dá um jeito de nos avisar, né?

E você sabia que sustentabilidade tem tudo a ver com a sua saúde também?

Entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) está lá o terceiro: “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

É evidente que nossa saúde está atrelada a saúde do planeta e viver em um meio ambiente sustentável é fundamental para uma vida mais saudável.

Infelizmente, o atual modelo de desenvolvimento econômico está prejudicando a saúde das pessoas, porque emite mais gases de efeito estufa que a Terra é capaz de absorver, degrada os ambientes naturais em ritmo muito acelerado, diariamente lança poluentes tóxicos no ar, desgasta a fertilidade do solo… enfim, uma série de fatores que colocam em risco a nossa saúde e o futuro da nossa espécie.

Para você ter uma pequena ideia de como a falta de um desenvolvimento econômico sustentável pode afetar a sua saúde, espia só: estima-se que 15 mil paulistanos morrem a cada ano devido a doenças causadas pela poluição do ar! Assustador, né?

Tá, a gente sabe que grande parte disso se dá por culpa das grandes indústrias, que produzem sempre visando o lucro, ainda que a forma mais rentável seja a que provoque todos esses resultados desastrosos, como poluição, desmatamento etc. E para mudar isso, nós precisamos transformar a forma como consumimos, tanto diminuindo o nosso consumo quanto apoiando empresas sustentáveis e ecológicas. Infelizmente, muitos desses grandes empresários apenas enxergarão a sustentabilidade quando o seu bolso for atingido.

Mas até que essa luta acabe, você deve se preocupar com a sua saúde e a adoção de hábitos sustentáveis pode te ajudar muito nisso.

A sua saúde envolve cuidados com a sua mente, o seu corpo e a sua alimentação.

Você pode cuidar da sua mente lendo bons livros, consumindo conteúdos que te agreguem, dialogando com pessoas que te acrescentam e curtindo momentos na natureza. Leia um livro na sacada, na grama, na garagem. Pare um momento para ver o céu, contemplar o pôr do sol. Respire fundo. Seja otimista e tenha pensamentos positivos para atrair coisas positivas.

Você deve também tratar seu corpo com carinho e respeito. Faça uma massagem nos seus próprios pés, afinal, são eles que te sustentam durante todo dia. Tome um banho, desligue o chuveiro e se ensaboe com calma. Tire um dia para ir caminhar, correr ou pedalar. Pegue sol! Vitamina D é essencial para sua saúde e todo mundo fica ainda mais bonito com uma pele iluminada. Se você pode ir à pé ou de bicicleta, deixe o carro de lado (você estará se exercitando, economizando e evitando a poluição).

E não esqueça de se hidratar e se alimentar adequadamente. Alimentos orgânicos contribuem para sua saúde, afinal, você está evitando a ingestão de agrotóxicos, prejudiciais ao seu organismo. E consumo de alimentos orgânicos está diretamente atrelado ao tema sustentabilidade, pois incentiva o cultivo não contaminante, tendo em vista que não agride o solo, não polui os lençóis freáticos e não causa danos aos agricultores.

Você mora em casa? Faça uma horta! É em um condomínio? Leve essa sugestão na próxima reunião. No nosso prédio temos uma horta comunitária com salsinha, cebolinha, alface, tomate, manjericão… Com essa simples atitude você consegue ser mais saudável e também sustentável! Que o alimento seja o seu remédio, e o que o seu remédio seja o seu alimento, afinal de contas, você é o que você come.

Se desenvolvimento sustentável é aquele que garante as melhores condições de vida das gerações futuras, ele simplesmente não acontecerá se nossos netos e bisnetos tiverem sua saúde prejudicada por efeitos da escassez de recursos e das mudanças climáticas”. Gro Brundtland, ex-primeira ministra da Noruega.

É isso aí! Cuide-se!

FONTE:

https://www.sicoobsc.com.br/altovale/noticias/sustentabilidade-e-saude-tem-alguma-relacao/

https://ideiasustentavel.com.br/7-desafios-de-sustentabilidade-em-saude/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!