Dia da Amazônia


Você sabia que a maior floresta tropical do mundo está localizada na América do Sul? Que orgulho, né?

A Floresta Amazônica abrange os Estados brasileiros do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima e também está presente em menores proporções nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, e Guiana Francesa.

E olha que legal: a Amazônia já tem até dia no calendário para conscientização das pessoas sobre a sua importância. O dia 05 de setembro foi escolhido no ano de 1850 pelo Príncipe D. Pedro II quando decretou a criação da Província do Amazonas, atual Estado do Amazonas.

A Floresta Amazônica abriga uma diversidade incrível de animais, como 1300 espécies de aves, 30000 espécies de plantas, 3000 espécies de abelhas, 1800 espécies de borboletas, dentre outros. São mais de 30 milhões de espécies, sendo muitas delas endêmicas, o que quer dizer que só existem naquela região.

A Amazônia é dona da maior biodiversidade do planeta e contribui para a luta contra as mudanças climáticas, pois ela detém o controle do clima do planeta por meio da retenção de gás carbônico. Isso sem falar na disponibilidade de água doce. Você tem alguma dúvida da importância desse patrimônio natural?

Pois é, mas o que pode parecer tão óbvio para nós, não é suficiente para convencer muitas pessoas. Há algum tempo que a Floresta Amazônica está correndo sérios riscos.

Só para você ter uma noção, apenas nos últimos meses, mais de 1 bilhão de árvores foram tombadas na Amazônia e a atividade agropecuária avança cada dia mais sobre a floresta. Cada vez mais ouvidos falar de queimadas, que são provocadas por grileiros e desmatadores que pretendem abrir espaço para criação de gado e plantações. E tem mais: diversas áreas vêm sendo vendidas por meio de leilões para empresas exploradoras de petróleo e gás natural. É inacreditável, mas o desmatamento não para de crescer.

De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), em 2020 o desmatamento da Floresta Amazônica no mês de abril foi o maior dos últimos 10 anos! É impressionante como a humanidade pode estar retrocedendo em alguns pontos, né? Não podemos nos calar e nem permitir que esses números continuem a crescer.

O Greenpeace Brasil, que é uma organização não governamental e sem fins lucrativos (e que já conta com mais de 30 anos de história em defesa do meio ambiente) tem como uma de suas principais causas a luta pelo fim do desmatamento na Amazônia.

O Mercado Sustentável apoia essa causa e por isso decidimos doar 1% do nosso faturamento para o Greenpeace Brasil.

E você também pode fazer a diferença e ajudar, seja protestando, apoiando as organizações ambientais ou simplesmente compartilhando essa mensagem. A Amazônia precisa de todos!

Conheça a campanha “TODOS PELA AMAZÔNIA” promovida pelo Greenpeace Brasil acessando esse link: https://www.greenpeace.org.br/todos-pela-amazonia

Não ache que a sua voz não será ouvida ou que você não pode fazer a diferença. Juntos podemos mudar essa triste realidade.





FONTES:

https://www.todamateria.com.br/floresta-amazonica/

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/05/18/desmatamento-da-amazonia-em-abril-foi-o-maior-em-10-anos-diz-instituto.ghtml

https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-amazonia/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!