Dia Internacional da Camada de Ozônio

Hoje, 16 de setembro 2020, é considerado o dia internacional da preservação da camada de ozônio. Essa data existe para conscientizar as pessoas a respeito da sua importância e também formas para evitar a sua destruição.

Mas o que é a camada de ozônio afinal?

Bom, vamos começar pela origem do ozônio, que é um gás criado na estratosfera quando a molécula de oxigênio (O2) é quebrada pelos raios solares ultravioletas, dividindo-se em dois átomos de oxigênio (O). O átomo liberado acaba se unindo a uma outra molécula de oxigênio (O2), formando o ozônio (O3).

O ozônio tem extrema importância porque ele é o único gás que filtra a radiação solar ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Ele forma uma camada de gás ao redor do planeta e funciona como uma barreira, garantindo a existência de todos os seres vivos na Terra.

Resumindo bem didaticamente pra você: sem camada de ozônio, sem vida. Dá para perceber a importância disso tudo, né?

O problema é que infelizmente, há mais de 40 anos, foi encontrado um buraco na camada de ozônio, que foi muito afetada pela emissão de diversas substâncias como óxidos nítricos e nitrosos e o gás carbônico, compostos presentes nos aerossóis e equipamentos de refrigeração. 

Pois é. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a perda de 1% da camada de ozônio é responsável pelo surgimento de pelo menos 50 mil novos casos de câncer de pele e pelo enfraquecimento do sistema imunológico, desencadeando envelhecimento precoce e também problemas de visão.

E não é só isso. A radiação atinge todas as formas de vida, inclusive os plânctons, que constituem a base da cadeia alimentar aquática (e por consequência nossa também) e desempenham papel importante na absorção de dióxido de carbono. 

Foi por causa de dados assustadores como esses que em setembro de 1987 foi criado o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio. Esse documento previa medidas para controlar a produção e o consumo global desses produtos prejudiciais para a camada de ozônio. Depois, no dia 16 de setembro de 1994 a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou essa data como o dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Com isso, os países participantes se comprometeram a reduzir a produção de gases que possam prejudicar a camada de ozônio. 

A boa notícia é que a camada de ozônio está em recuperação, mas isso ainda vai levar alguns anos.

Se você quer ajudar a acelerar esse processo, aqui vão três dicas valiosas: 

  • Fique atento à manutenção de eletrodomésticos como refrigeradores e ar condicionados, para que não haja vazamento de gases clorofluorcarbonetos (CFC) para a atmosfera; 

  • Prefira transportes públicos ou faça uso do sistema de caronas, pois com menos veículos circulando haverá emissão de menos gases; e

  • Faça a separação do seu lixo de forma adequada, descartando baterias e pilhas em depósitos próprios (como já falamos aqui no blog, esses materiais, quando descartados incorretamente, podem contaminar o solo e liberar metais pesados na atmosfera).

Faça a sua parte, adotando hábitos menos poluentes e compartilhando essa mensagem. Vamos preservar a vida!

Você já sabe né: pequenas atitudes mudam o mundo.


FONTES 

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/preservacao-camada-ozonio.htm

https://news.un.org/pt/story/2020/09/1726282

https://history.uol.com.br/hoje-na-historia/onu-proclama-o-dia-internacional-da-preservacao-da-camada-de-ozonio

https://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/a-camada-de-ozonio

http://sanagua.com.br/noticias/preservacao-da-camada-de-ozonio-o-que-voce-faz-para-preservar--140.html#:~:text=Por%C3%A9m%20existem%20atitudes%20simples%20que,vazamento%20de%20CFC%20para%20atmosfera.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!