O que podemos fazer pelas queimadas?

 


Você provavelmente já deve ter ouvido em algum noticiário sobre as queimadas que estão acontecendo no Pantanal, na Amazônia e no Cerrado, né? 

Pois é. Este assunto está sendo muito abordado atualmente porque é importante e urgente. As queimadas estão destruindo o nosso bioma e a nossa fauna. Estima-se que já foram mais de 3 milhões de hectares queimados no Pantanal, 4.5 milhões na Amazônia e 6,9 mil no Cerrado. E olha só isso: comparado com o ano de 2019, houve um aumento de 219% nos focos de calor no Pantanal, 86% na Amazônia e 9,21% no Cerrado. 

Não há dúvidas de que o Brasil está enfrentando uma das suas maiores crises ambientais da história.

A razão das queimadas é simples. O fogo pode acontecer pela queda de raios (o que se dá de forma espontânea) ou pela interferência do homem, através de ações ou omissões, chamadas de antropogênicas. O período de seca agrava toda essa situação e provoca grandes incêndios tendo em vista que as queimadas por raios e reflexões de vidros acontecem nessa área. 

Em se tratando das causa naturais, apenas 3 a cada 1000 raios resultam em incêndios quando atingem as vegetações, principalmente pelo tipo da vegetação brasileira. Infelizmente,  a causa mais comum dos incêndios é a provocada pelo homem. Segundo o IBAMA, 98% das queimadas são oriundas de ações humanas. Triste de acreditar, né?

A maioria dos incêndios e queimadas provocadas pelo homem estão relacionados à atividade pecuária (em outras palavras: para criação de gado). O agronegócio tem se expandido nessas regiões e utiliza do desmatamento para limpeza e renovação dos pastos e plantação de grãos. 

O resultado é preocupante demais, porque a maioria das queimadas e dos incêndios florestais resultam no desmatamento, empobrecimento do solo, desequilíbrio no ecossistema… Nosso maior patrimônio está em chamas. Os povos indígenas, a biodiversidade, milhares de animais… está tudo ameaçado.

Infelizmente, temos visto representantes do Governo Federal negando ou minimizando o problema, sem que seja adotada uma ação efetiva. É um descaso do poder público com o meio ambiente, que além de não deter tudo que está acontecendo, parece incentivar este tipo de prática, com o intuito de melhorar a economia do país.

E o que podemos fazer para ajudar a combater tudo isso?

Vamos te ajudar com cinco atitudes simples e que estão ao alcance de todos:

  • Votar com consciência, escolhendo candidatos que comprometam-se de verdade com a proteção do meio ambiente;

  • Exigir dos governantes e legisladores eleitos ações e políticas que visem combater as queimadas e o desmatamento;

  • Apoiar e contribuir com ONG’s que estejam envolvidas na causa;

  • Propagar essa informação para que mais pessoas tenham conhecimento do que está acontecendo; e

  • Reduzir o seu consumo de carne.

Todas essas atitudes estão ao seu alcance. Basta você querer.

Vamos aumentar essa corrente e ajudar a mudar o mundo.

FONTES

https://ecoa.org.br/queimadas-suas-causas-e-consequencias/?gclid=Cj0KCQjwwuD7BRDBARIsAK_5YhVmE1cjQ9RBPrcxuHEEDK7j8feDyGcagY6QX3jPSNnDYM-6AwqWDRsaAphREALw_wcB

https://doe.greenpeace.org.br/proteja-o-pantanal/p?utm_term=%2Bqueimadas%20%2Bpantanal&utm_campaign=&utm_source=google&utm_medium=cpc&hsa_acc=3659611372&hsa_cam=11196491881&hsa_grp=111116520218&hsa_ad=467537614252&hsa_src=g&hsa_tgt=kwd-961323813525&hsa_kw=%2Bqueimadas%20%2Bpantanal&hsa_mt=b&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=Cj0KCQjw5eX7BRDQARIsAMhYLP9nu98flbQUQ5oJx5AkIXQ3lyvuznz3hSsT3knmho7Dt6mr8QUE_zEaAhb7EALw_wcB

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54221704



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!