Campanha #SegundaSemCarne



Não faz muito tempo que falamos a respeito das queimadas que estão destruindo nosso patrimônio na Amazônia, Pantanal e Cerrado, lembra?

Uma das atitudes que qualquer pessoa pode fazer para contribuir efetivamente com tudo isso é reduzindo o consumo de carne, já que a pecuária é uma das maiores (senão a maior) causa do desmatamento. 

Mas calma, não estamos aqui falando para você se tornar vegetariano ou vegano, pois sabemos que para muitas pessoas esse caminho pode ser muito difícil e torturante. O fato é que mesmo que você não possua a mínima intenção de abolir o consumo de carne ou produtos de origem animal da sua vida, saiba que ainda assim você pode ajudar essa causa.

Você sabe que o nosso lema é “pequenas atitudes mudam o mundo”, certo? É essa a ideia. Se você já é vegano ou vegetariano, maravilha! Mas se não for (e nem pretende ser), procure ao menos adotar pequenas atitudes que estejam ao seu alcance e possam contribuir de alguma forma, como, por exemplo, aderindo ao movimento #segundasemcarne.

Esse movimento tem como intuito incentivar as pessoas a adotarem uma alimentação sem carne e derivados pelo menos uma vez na semana. Que tal?

A #segundasemcarne já existe em mais de 40 países e chegou ao Brasil em 2009, com o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), onde é considerada a maior segunda sem carne do mundo! Incrível, né?

Tudo começou com a intenção de reduzir o consumo de carne das famílias americanas para auxiliarem na guerra. Foi encarregada disso a responsável pelas reservas de comida do exército americano e aliados durante a  Primeira Guerra Mundial, a agência U.S. Food and Drug Administration. A partir daí surgiu a “Meatless Monday” (em português: segunda sem carne).

Mais tarde, em 2003, a intenção era prevenir doenças causadas pelo excesso de consumo de carne, o que fez com que Sid Lerner revivesse essa campanha nos Estados Unidos. Aos poucos ela chegou a 44 países. 

Evidente que atrelada à redução do consumo de carne está a conscientização das pessoas sobre os impactos que causamos nos animais, na sociedade, na nossa saúde e no nosso planeta ao usufruirmos de uma dieta à base de proteína animal e também utilizarmos produtos da mesma origem. A campanha #segundasemcarne também procura incentivar a população a descobrir novos sabores ao realizar a substituição da proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana.

Tá, nós já sabemos o que você deve estar se perguntando agora: será mesmo que essa simples redução fará diferença?

Nós respondemos: SIM!

Um único dia na semana que você deixa os produtos de origem animal de fora equivale a uma economia de 14kg de CO2 (gás carbônico), o mesmo que 100km rodados em um carro comum, ou a economia de 3400 litros de água, o que corresponde a 26 banhos de 15 minutos.

Quer mais dados chocantes?:

  • um consumidor de carne demanda indiretamente mais de 3800 litros de água por dia;

  • o Brasil emite 335g de gás carbônico para produzir apenas 1kg de carne (esse efeito no meio ambiente é o mesmo que você dirigir um carro médio por cerca de 1600 quilômetros);

  • 14,5% dos gases causadores do efeito estufa são ocasionados pela pecuária;

  • 80% do desmatamento no Brasil se dá em razão da pecuária;

  • 70 bilhões de animais terrestres são mortos todos os anos no mundo;

  • a indústria da carne é responsável por 70% dos casos de trabalho escravo;

  • 97% do do farelo de soja, 60% do milho e da cevada são produzidos para alimentação de animais, que são consumidos apenas pela população mais rica;

  • a produção demanda recursos escassos como água e terras que poderiam ser usados para alimentação humana direta.


Tá vendo que não faltam motivos para você aderir a esse movimento também, né?

Acreditamos que realizar uma alimentação sem carne uma vez por semana é uma atitude simples, efetiva e que pode ser adotada por qualquer pessoa. Além disso, a sua saúde, a sociedade, o planeta e os animais agradecem.

Pequenas atitudes mudam o mundo!


FONTES


https://www.svb.org.br/pages/segundasemcarne/

https://veganbusiness.com.br/segunda-sem-carne-realmente-faz-diferenca/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!