Menstruação sem Lixo (e sem tabu)


Precisamos falar sobre menstruação. Isso mesmo: M-E-N-S-T-R-U-A-Ç-Ã-O!

Algo universal e que faz parte da rotina de metade da população mundial. Falar sobre menstruação não deveria ser um tabu, não é mesmo? Pois é, então continue aqui conosco pra você entender porque a menstruação tem tudo a ver com sustentabilidade.

Primeiramente queremos que você reflita a respeito dos seguintes dados: uma pessoa tem em média 450 ciclos menstruais durante a vida. Fazendo o uso apenas de absorventes descartáveis, uma única pessoa, durante a sua vida fértil, gera um descarte de aproximadamente 10.000 mil absorventes, o que equivale a 150 quilos de lixo. Sim, UMA pessoa. 

Somente no Brasil existem mais de 62 milhões de pessoas em idade menstrual, o que quer dizer que mais de 12 mil toneladas de absorventes são descartados todo mês.

Infelizmente, a propaganda dos absorventes descartáveis sempre foi associada à ideia de conforto, praticidade e modernidade, o que fez com que a venda (e o uso) desses absorventes crescesse de forma considerável nos últimos anos. Esses absorventes, que parecem tão inofensivos, começaram a encher os lixões e pelos dados que você viu anteriormente já dá pra imaginar o impacto ambiental disso tudo, né?

Além disso, a maioria dos absorventes descartáveis  possuem aditivos químicos para aumentar a sua absorção e são extremamente nocivos à nossa saúde, gerando riscos para quem utiliza e também para quem manuseia esse lixo depois. E como se já não bastasse, os materiais plásticos não são respiráveis, fazendo com que a vagina fique quente e úmida e, portanto, muito mais suscetível ao surgimento de fungos, bactérias e infecções em geral.

Aditivos químicos, plásticos, corantes artificiais, adesivos, poliéster… são muitas substâncias contaminantes que estão ligadas à disrupção hormonal, câncer, defeitos de nascença e infertilidade. Isso sem mencionar que muitas mulheres sofrem com alergias, desconfortos e vazamentos no período menstrual, além de corrimentos pelo uso frequente de absorventes descartáveis. Vai dizer que você nunca escutou alguém se queixando disso?

Agora que você já sabe dos principais malefícios dos absorventes descartáveis, aqui vem a boa notícia: você pode se livrar dessa realidade agora! Os produtos reutilizáveis estão aí para isso. Eles foram criados com o objetivo de diminuir nossa pegada ecológica. 

Como consumidores, precisamos sempre investigar se o produto que estamos adquirindo foi pensado para causar menos impacto durante todo o seu ciclo de vida, o que vai desde a sua produção e ultrapassa o descarte, já que mesmo parado nos lixões e aterros causam prejuízos à natureza.

E em se tratando do período menstrual, os absorventes reutilizáveis, as calcinhas absorventes e os coletores são alternativas modernas e eficientes, e que, além de tudo, são amigos do planeta e da nossa saúde.

Vamos falar um pouquinho sobre as vantagens de cada um?

Começando pelos absorventes reutilizáveis. Eles são confeccionados com tecidos inteligentes e se prendem na calcinha por meio de botões. São impermeáveis, muito absorventes e podem ser lavados na mão, durante o seu banho mesmo, ou na máquina. 

Eles deixam a sua pele respirar e evitam a proliferação de bactérias. São livres de componentes químicos e perfumes, o que os torna hipoalergênicos. Ou seja, não causam alergias, irritações, não alteram o PH vaginal e ainda previnem infecções.

Você precisa sentir o conforto de deixar a sua pele em contato com tecidos no lugar dos plásticos. Você vai se apaixonar!

Ao substituir os absorventes descartáveis pelos reutilizáveis  a sua economia pode ultrapassar os R$5.000,00, acredita? Você compra uma única vez e pronto: reutiliza por anos! A sua durabilidade é MA-RA-VI-LHO-SA. Nada como cuidar da sua saúde, economizar e preservar o meio ambiente, né?

Já as calcinhas absorventes ou calcinhas menstruais são ideais para fluxo leve a moderado e  dispensam o uso de qualquer tipo de absorvente. Já imaginou que libertador?

Você passa sua menstruação ainda mais segura e confortável. Ela é feita com tecidos naturais, finos e macios e livre de qualquer gel ou substância nociva. As camadas absorventes são confortáveis e fininhas, não fazem volume, não esquentam, não provocam assaduras nem alergias. Por isso que a calcinha absorvente parece uma calcinha comum, mas com o bônus de ser absorvente, impermeável e respirável.

Prática e higiênica, basta retirar o excesso e lavar na mão ou na máquina junto com as suas outras calcinhas. Mais conforto e naturalidade para você passar o seu ciclo menstrual sem stress.

Já o famoso copinho ou coletor menstrual é super eficiente. Não vaza, é fácil de lavar e pode te acompanhar durante anos. Ele é feito 100% de silicone medicinal e totalmente  livre de químicos. Diferente do absorvente descartável interno, ele preserva sua lubrificação natural e sua flora vaginal. 

O copinho te permite aprender e observar melhor seu corpo e seu sangue, e até descobrir exatamente o quanto você menstrua, isso porque ele coleta apenas o sangue menstrual de maneira prática e segura, ajudando a prevenir infecções e doenças.

Já imaginou passar 12 horas do seu dia sem se preocupar com odores e vazamentos? Isso não é um sonho, é realidade! O coletor menstrual te permite passar pelo período menstrual de forma simples e livre, e fazer qualquer tipo de atividade, mesmo nesses dias! :)

É prático, porque a menstruação deixa de ser um problema e passa a ser apenas um processo natural e saudável. E pode ficar tranquila que o conforto é tanto que é bem provável que você esqueça que está menstruada (mas não vai esquecer, hein?!).

Conversar sobre menstruação significa falar também sobre autoconhecimento, saúde, empoderamento e sororidade. Sua relação com o seu corpo nunca mais será a mesma.

Todos esses produtos incríveis você encontra no nosso site:

www.mercadosustentavel.eco.br




FONTES


www.korui.com.br


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!