Como nasceu o Mercado Sustentável?




Oi. Me chamo Stéphanie Soares e sou a idealizadora do Mercado Sustentável.

Tudo começou quando resolvi cursar a faculdade de Publicidade e Propaganda em 2010 e foi lá que descobri uma das minhas grandes paixões: o mundo da criação, da arte e da comunicação. O problema era que o mercado de trabalho nessa área em Florianópolis era escasso à época e quase não existiam vagas de estágio. O medo de como seria meu futuro acabou tomando conta de mim e resolvi desistir do curso quando estava na metade e iniciei, em 2012, uma nova jornada na faculdade de Direito.

Estagiei em diversos lugares durante o curso e quando me formei, em 2017, eu estava trabalhando em um escritório de advocacia. Eu só precisava me dedicar por um tempo e estudar para passar no exame da ordem dos advogados e tudo estaria resolvido. Mas você alguma vez já teve um instinto ou uma sensação de que estava em algum lugar que não te pertencia? 

Quanto mais o tempo passava, mais claro ficava para mim de que aquele não era o meu futuro, e junto com isso vinham muitas cobranças. O que teria acontecido se eu tivesse concluído o curso de Publicidade e Propaganda? Ou se eu tivesse feito Administração? Será que não deveria ter sido Artes Cênicas? Eram questões que me assombravam todos os dias.

Fui criando uma pressão tão grande sobre mim que em abril de 2019 decidi largar o emprego e pensar. Pensar na vida, nos meus objetivos… Eu precisava entender onde  queria chegar, mas por que era tão difícil? Mas a falta de um emprego não me fazia bem e depois de um tempo, em setembro de 2019, resolvi me arriscar no ramo imobiliário. Aprendi coisas novas, conheci pessoas maravilhosas, mas eu ainda sentia que faltava algo. Será que eu não deveria voltar a estudar para prova da ordem? Ou seguir em frente para me tornar uma corretora de imóveis? 

Veja bem. Não é que eu não gostasse dos lugares em que trabalhei. Muito pelo contrário, eu sempre me adaptei muito bem a todos os ambientes de trabalho pelos quais passei, porque eu amo trabalhar, estar com pessoas e me sentir útil, mas ainda não era aquilo. Eu queria de uma vez por todas me encontrar e trabalhar com propósito. E eu  já havia chegado no meu limite. 

Em março deste ano, saí da imobiliária, desativei  minhas redes sociais e decidi dar um tempo do mundo. E a pandemia só veio para reforçar ainda mais tudo isso. Sabe quando o Tiago Iorc sumiu por 1 ano? Eu sumi por 4 meses e precisava disso.

Ok! Mas agora que você já sabe da minha trajetória profissional, deve estar se perguntando onde a sustentabilidade entra nisso tudo?

Voltando dois anos atrás, quando me casei, decidi que na minha casa, eu queria contribuir de forma mais efetiva para a proteção do meio ambiente. Comecei com a separação do lixo para a coleta seletiva, das tampinhas de garrafa para o projeto “ecopet” e dos lacres de latas para o projeto “lacre  amigo”. Todo final de mês eu ficava surpresa sobre como apenas duas pessoas (eu e meu marido) conseguiam acumular tantos desses materiais. Eu me sentia tão realizada com essas pequenas ações que comecei a sentir a necessidade de expandir meus hábitos sustentáveis.  Substituí o tapete descartável das minhas cachorrinhas pelo tapete lavável, as sacolas plásticas pela ecobag, os absorventes descartáveis pelo absorvente de pano, entre outros. E eu sempre adorei compartilhar tudo isso com minha família e amigos.

Certa vez, por meio de um aplicativo de vendas online, marquei um encontro com determinada pessoa para venda de um produto com o qual não havia me adaptado, prática esta, aliás, super sustentável, pois estava estendendo a vida útil de algo que não me servia mais. No dia da entrega, 29 de maio de 2020, descobri que a compradora (que, pasmem, se chamava Stephanie) também era uma entusiasta de hábitos sustentáveis. E aí o papo não parou mais. Ficamos trocando muitas ideias, até que ela comentou ter dificuldades de encontrar os produtos sustentáveis que utilizava em um único local. Eu, espontaneamente, respondi em tom de brincadeira: “já pensou abrir uma loja para reunir e vender todos esses produtos maravilhosos? Imagina que máximo!”. 

E assim nasceu o Mercado Sustentável!

A vida tem dessas coisas. Foram tantos estágios e empregos, tantos currículos encaminhados e tantas horas de entrevistas, quando na verdade, o tempo todo, a resposta que eu procurava estava ali, na minha casa, no meu dia a dia, debaixo do meu nariz! Tudo que eu precisava fazer era parar de procurar fora o que sempre esteve dentro de mim.

O Mercado Sustentável foi criado não apenas para ajudar minha xará Stephanie a encontrar diversos produtos sustentáveis em uma única loja, mas também para trazer um propósito para minha vida. Quero sensibilizar as pessoas sobre o impacto ambiental causado pela nossa forma de consumir e produzir. O meu intuito é influenciar pessoas a adotar hábitos sustentáveis e a consumir com consciência. 

Pequenas atitudes me transformaram e juntos podemos mudar o mundo! 💚



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!