Algodão reciclado, orgânico ou sustentável?


O tecido de algodão é um dos mais utilizados na indústria têxtil. E como a sua produção é bastante prejudicial para o meio ambiente - em razão da grande quantidade de água e do uso de produtos químicos - já existem outras opções disponíveis no mercado. São alternativas que diminuem o impacto dessa atividade agrícola no nosso planeta, como o algodão reciclado, o algodão orgânico e o algodão sustentável. Cada um deles possui as suas próprias características.

Vamos aprender a respeito?

Comecemos pelo algodão reciclado. Como o próprio nome já sugere, esse algodão é formado a partir de tecidos descartados que iriam parar no lixo! Isso mesmo. A indústria têxtil é responsável pelo descarte de quantidades absurdas de tecidos e esse material pode ser reinserido no ciclo produtivo através da reciclagem.

O processo de reciclagem consiste basicamente na trituração desses resíduos de algodão pós-industrial e pós-consumo que sobraram, resultando em uma nova fibra de algodão simples, considerada uma das mais sustentáveis do mercado. É tão incrível porque além de utilizar materiais que seriam descartados, esse processo é feito sem uso de água. Demais, né?

Entendeu agora porque temos o maior orgulho de dizer que a nossa ecobag é feita de algodão reciclado? :)

Já o algodão orgânico é uma excelente alternativa para preservação do meio ambiente, pois na sua produção não existe uso de agrotóxicos e outros produtos químicos. O cultivo do algodão é reduzido porque são realizados em terrenos menores e atendem uma demanda limitada, o que pode acabar encarecendo o produto final.

A ideia é a mesma dos alimentos orgânicos: divulgarmos essa ideia e consumirmos cada vez mais produtos feitos com algodão orgânico ao invés do tradicional. Isso fará com que a demanda aumente e possamos usufruir de valores competitivos no mercado. Evidente que o propósito aqui não é aumentar o consumo, mas apenas substituir aqueles utensílios de algodão indispensáveis por produtos feitos de algodão orgânico. 

Por fim, temos o algodão sustentável. Ele é cultivado de maneira tradicional, mas com aproveitamento total. A classificação como matéria-prima sustentável só é possível se forem respeitados os três pilares básicos do conceito da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. 

O pilar ambiental é respeitado quando a produção prioriza a preservação do meio ambiente, com o uso inteligente de água, sem desmatamento, com boas práticas ecológicas etc. Já o pilar social diz respeito à valorização dos colaboradores da cadeia produtiva, vedado qualquer tipo de trabalho escravo ou infantil. Por último, temos o pilar econômico, que nada mais é do que promover práticas econômicas justas com o intuito de colaborar para o desenvolvimento de mercado e do país. Resumindo, o algodão sustentável precisa atender à demanda presente e também das futuras gerações, com base na longevidade da atividade produtiva.

Agora que você já sabe todas essas diferenças, aproveite, e faça compras conscientes.


FONTES

https://startmovin.com/pages/o-que-e-algodao-reciclado

https://meiosustentavel.com.br/tecidos-sustentaveis/

https://soudealgodao.com.br/algodao-organico-e-sustentavel-sao-a-mesma-coisa/



 

Comentários

  1. MUITO interessante! Confesso que não fazia ideia da existência desses diferentes tipos de produção do tecido de algodão. Aproveitando, outra forma de reutilizar os tecidos é a técnica de “patchwork”, que foi, aliás, a aposta da marca Dolce&Gabanna para a coleção primavera/verão 2021. Da colcha de retalhos da vó para as passarelas de Milão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!