A água do mundo pode mesmo acabar?


Com certeza, em algum momento da sua vida você já deve ter sofrido com falta de água na sua casa, né? Pois é. Por aqui acontece vez ou outra, e não importa o quão acostumados possamos ficar, sempre bate aquela sensação de insegurança. Será que tem solução? E quanto tempo ficaremos sem água? 

Afinal de contas, precisamos beber água, cozinhar, lavar louça, tomar banho, escovar os dentes… nada disso é possível sem água, e por mais presente que ela seja em nossa rotina, parece que só nos damos conta da sua importância quando ela acaba. 

É nessas horas de desespero, quando percebemos como somos dependentes desse recurso natural, é que nos vem aquela dúvida cruel: caramba, será que a água do mundo pode mesmo acabar?

E a resposta é: sim e não!

Pois é, embora haja certa controvérsia entre os especialistas, a verdade é que a quantidade de água na Terra é sempre a mesma. Quando a água é consumida de alguma forma, não é como se ela simplesmente desaparecesse do Universo. Ela apenas se transforma e se desloca pelo planeta, seguindo seu ciclo hidrológico, mas continua entre nós. Esse “mito” de que a água do planeta acabará um dia não pode ser considerado exatamente verdadeiro, pelo menos não da forma como imaginamos.

Tudo bem, essa é a notícia boa, mas vamos agora à razão pela qual você deve se preocupar.

Estima-se que ⅔ do planeta Terra seja formado por água e que apenas 2,7% dela seja doce. Desse pequeno percentual, a maioria está congelada nas geleiras e apenas 0,4% encontra-se disponível em estado líquido para o nosso uso. É exatamente aí que mora o perigo.

Por mais que não possamos afirmar que água do mundo vá acabar, é certo que o uso irresponsável e exagerado dessa pequena quantidade de água disponível ao nosso uso pode torná-la um bem inacessível. A grande questão a ser debatida diz respeito à qualidade da água disponível ao nosso uso. Por estar cada vez mais poluída e contaminada (e portanto imprópria para consumo humano) é que sempre ouvimos dizer que a água do mundo vai acabar,  já que os custos para tratamento e reutilização não são nem um pouco baixos. 

Estudos estimam que essa água disponível ao nosso uso acabará logo ali na esquina, em 2025. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas, divulgada em 2015, é provável que 45% da população vá ficar sem água. Isso corresponde a nada menos do que 2,7 bilhões de pessoas! De acordo com essa pesquisa, os países mais atingidos e que sofrerão esgotamento total das suas reservas serão Índia, China e África do Sul.

A razão disso não é muito difícil de se imaginar. Conforme os anos passam, a população aumenta e o consumo de água também. E ainda que não houvesse o aumento populacional, o fim não estaria muito longe, já que a água infelizmente não costuma ser utilizada com muita responsabilidade. A ONU recomenda o uso diário de 50 litros de água por habitante, mas existem regiões em que a média é de 400 litros por dia.

Banhos demorados, torneiras abertas sem necessidade, vazamentos, produção em massa (especialmente o agronegócio e a indústria da moda), desmatamento, poluição de rios, represas e lagos... Tudo isso contribui para o desperdício desse bem tão precioso em nossas vidas. 

Não podemos deixar de acrescentar que a crise no abastecimento de água também é agravada por motivos como quando há escassez física e os recursos hídricos não conseguem atender a demanda da população, como acontece em regiões áridas, nos Emirados Árabes, Israel; ou quando existe escassez econômica, como acontece no Nordeste e no continente africano.

Sabemos também que a distribuição de água não acontece de forma regular, pois os países ricos possuem condições de importar água de outras nações enquanto que a população pobre é obrigada a disputar a água que está suja e/ou contaminada.

Ou seja, precisamos mudar nossos hábitos para não sofrermos severas consequências. Tudo isso pode ser contornado com o racionamento no consumo. E como já falamos por aqui, você pode fazer a sua parte adotando atitudes simples no seu dia a dia:

  • Desligar a torneira ao lavar a louça e escovar os dentes;

  • Tomar banhos rápidos (o indicado é 5 minutos);

  • Racionar o uso da descarga;

  • Utilizar máquinas de lavar roupa e de lavar louças na capacidade máxima;

  • Substituir as mangueiras pelos baldes;

  • Reduzir ou eliminar o consumo de carne;

  • Compartilhar essa mensagem e estimular a mudança em todos à sua volta.

Cabe a cada um fazer o melhor possível em prol de todos, do melhor pro nosso planeta.


FONTES

https://www.vestibular.com.br/dica/a-agua-pode-acabar-em-2025-veja-por-que-e-como-evitar/

https://novaescola.org.br/conteudo/7528/se-nao-cuidar-pode-acabar


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamos nossa loja!

Os 7 R's da sustentabilidade

DICAS para conservar seu sabonete por mais tempo!